Ingerir comidas leves e beber bastante água horas antes do momento de descanso: essas são as dicas para aqueles que procuram por uma boa noite de sono e sem incômodos. A alimentação sem valor nutricional pouco tempo antes de dormir pode atrapalhar sua noite, além de prejudicar a saúde e aumentar a gordura do corpo. Esse hábito é contraindicado já que o organismo demora, em média, cerca de quatro horas para digerir o alimento de forma completa e, enquanto esse processo acontece, o cérebro continua gerando estímulo – o que pode desencadear consequências ruins para o sono. Esse hábito pode ser um vilão para quem vai dormir e pretende relaxar durante toda a noite.
Durante o jantar, procure optar por uma refeição leve com alimentos ricos em proteínas, lipídeos, carboidratos, fibras e vegetais para garantir a ingestão de nutrientes. Evite se alimentar com proteínas como carnes, ovos, massas, chocolate etc. Antes de deitar, na última etapa do dia, escolha as frutas, cereais, chás naturais e torradas, substâncias envolvidas com o sono reparador. O importante é se alimentar com comidas que são metabolizadas lentamente, já que a próxima refeição será no café da manhã – devido ao jejum do sono – e o corpo precisa armazenar energias. De acordo com especialistas, alimentos gordurosos e muito condimentados podem aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, desencadear em uma insônia. O tipo de alimento que não pode faltar na dieta do sono são os carboidratos, que contribuem para a produção de serotonina, hormônio que controla a ansiedade e ajuda a combater a insônia. Além disso, vale ressaltar também a presença do hormônio melatonina, que favorece as boas noites de descanso.
Ter uma noite de sono tranquila não é difícil! Para evitar o stress nos momentos que são feitos para o corpo tranquilizar, basta seguir as orientações acima e manter um hábito saudável e que gera bons resultados. Além disso, vale dar uma conferida nos outros itens de um bom sono, como ter o travesseiro ideal para acomodar a cabeça e manter o corpo alinhado de maneira perfeita. Além disso, a escolha de colchões que permitem que o corpo relaxe também contribui – e muito – para um descanso perfeito.
Você possui algum ritual antes de dormir que você acha que vale a pena compartilhar com outros leitores do blog? E uma dieta especial para a noite, você segue alguma? Deixe sua opinião e suas impressões e dicas sobre o que comer antes de dormir. Participe e contribua para ajudar outras pessoas que ainda estão com dúvidas e procuram uma forma de melhor ainda mais a noite de sono!